Páginas

Se procuram um post em específico...

Usem os seguintes tags na barra de pesquisa: anime; carta; dedicatória; desabafo; dialogo; futebol; kuroi no sekai; poema; musica; texto; dilema; fanfic; cosplay

18/10/2012

Carta aberta para todos os otakus/otomes portugueses

Vi um dos meus "amigos" do face a postarem uma coisa semelhante, falando sobre todo o drama que existe sobre uma cena tão simples e fútil como o cosplay.
Vou então juntar-me à festa e falar-vos da minha experiência pessoal na comunidade portuguesa.
O meu primeiro contacto com todos vocês foi no Iberanime 2010 (lembram-se? Na Cidade Universitária). Sim, é verdade que estive o tempo (quase) todo raptado pela maravilha que se chama karaoke, mas ainda assim deu para perceber que o cosplay era uma coisa que se fazia "por fazer", ou seja na descontra e sem problemas de "purismo" idiota (até porque ao que pude apurar, o vencedor do concurso de cosplay nesse evento comprou o seu fato e não fez nada mais). Até aqui tudo bem. Toda a gente falava com toda a gente e drama? Nem sinal dele.
No ano seguinte, foi o Iber de Carcavelos. As coisas já foram diferentes. Ainda havia aquele feeling do "fazer só pela diversão", mas pairava no ar uma sensação de que algo estava diferente. Mas como mais uma vez estive no karaoke, não me apercebi muito (nota-se uma certa tendência XD). Nesse mesmo ano, fiz uma reportagem sobre o Anicomics para a minha escola e acho que foi aí que comecei a perceber melhor as coisas que nunca deveria ter tentado perceber... Ninguém me manda ir a todos os eventos e ficar "conhecido" AHAH
Por último, temos o Iber de 2012. Fui pela primeira vez aos dois dias e foi onde fiz a minha primeira tentativa de cosplay: usando o meu traje académico, tentei dar uma de Tuxedo Kamen (o Mascarado, de Sailormoon). Epah, se correu bem a experiência, correu. Eu gostei de fazer, e até houve pessoas que gostaram da minha iniciativa. Claro que houve críticas sobre o tal "purismo" que começou a surgir...
E esta situação começou a ficar completamente incontrolável. Já chegou a um nível em que uma pessoa só é considerada cosplayer se fizer os próprios fatos, ir a cada evento com um fato diferente, e NUNCA os comprar já feitos... E agora a pergunta: "What is the fucking problem??" Se uma pessoa vai aos eventos só por ir, é criticada porque não faz cosplay. Se faz o cosplay dentro das suas capacidades, só sabem criticar. Mas a quem é que eu tenho de dar justificações pelo que faço ou deixo de fazer? Cada um de nós usa os recursos que tem à mão para fazer determinado cosplay e não deve ser recriminado ou criticado por isso. Deve sim ser aconselhado para fazer melhor para a próxima. Conseguem trabalhar com o tecido e fazer o fato do zero? Força, ninguém vos impede. Não conseguem, peçam ajuda a quem quiserem. Eu vou ser sincero: não me importa absolutamente nada se são vocês, ou o pai, ou a mãe, ou a avó, ou seja quem for a fazer o fato. Se estiver bom, e mais importante, se vocês acham que ficou bom, então usem-no com orgulho! Está diferente do fato original que aparece na série? SO WHAT? Qual é o problema? Que eu saiba, não há dois fatos iguais. Uma pessoa arranja sempre maneira de os costumizar, seja na cor, ou porque o chapéu é diferente.
Eu senti-me bem a fazer aquele cosplay "improvisado". Não é isso que conta? Ou acham que é a serem egocêntricos ou a mandarem boquinhas e inventarem dramas, ou a influenciarem pessoas para que o cosplayer X seja preterido por causa de razões pessoais e depois darem uma justificação completamente absurda que conseguem alguma coisa? Pois eu digo-vos o que conseguem: conseguem com que centenas de pessoas que sempre quiseram fazer cosplay, agora nem se atrevam devido a esta competitividade extrema.
A mim, digo já, é impossível influenciarem-me para ser parcial. Eu oiço sempre as duas partes do drama antes de formar o meu juízo de valor imparcial. Ou então obtenho provas e nem preciso de ouvir a segunda versão. Agora o que não admito é que só por eu expressar que cosplayer X não ganhou por uma decisão tão estúpida e ilógica (como, sei lá, o numero de fatos já feito por esse cosplayer) que não lembrava a ninguém, venham atacar-me a defenderem a outra pessoa e ainda por cima com argumentos que nada têm a ver para a situação. Eu nem me importei, mas volto a dizer: até podia ter sido o periquito a coser o teu fato, se estiver bom e tu gostares dele, é tudo o que precisas para ter a minha aprovação. Não quero saber de mais nada.
E agora, por muito que me custe admiti-lo, tenho que dar razão a uma das pessoas que mais odeio nesta comunidade por assuntos semelhantes. Diz essa pessoa (nem sei se pode ser considerado pessoa, tal é a merda que faz) que "a comunidade está podre, devido a tanta competitividade e ao mínimo erro, é drama city". (irónico que quem diz isto, também está dentro do drama que originou a maior merda de sempre, e gosta de criticar tudo e todos)
E era só isto. Agradeço os valentes que leram isto até ao fim e deixo-vos um aviso: Pensem bem no que querem. Querem que seja cada um a puxar para o seu lado e a não olhar a meios para serem o melhor? Ou querem esforçar-se para serem reconhecidos e depois ajudarem os mais inexperientes com críticas construtivas e não destrutivas? Querem chegar a competições internacionais por esforço e reconhecimento unânime ou porque "gostam mais de vocês do que dos outros"? Eu já desisti de tentar, até porque já tenho problemas que me cheguem para uma vida inteira.
Por último, referir que não estou a atacar ninguém em específico e se por acaso se sentem atacados por mim, é porque reconhecem que estão a fazer alguma coisa mal. E isso já é um importante primeiro passo. Mas se vierem atacar-me para proteger os "coitadinhos" que supostamente estou a "atacar", força. Mas pensem bem no que vão dizer. Porque quem me conhece, sabe que eu respondo sempre à letra e sem papas na língua...

7 comentários:

  1. Bem a verdade é que desde que entrei na comunidade em 2009 que no meu segundo evento já ouvia falar um pouco desses dramas, acho é que antes eram menos ou mais encobertos...

    Na minha opinião o cosplay é uma actividade como outra qualquer na área das artes, temos de nos divertir nao basta so tentar ser prefeitinho. Ate porque supostamente pelo que sei o cosplay não era so o fato dito, mas tambem re-encarnar um personagem, coisa que poucos fazem com o fato sem ser para poses...

    Por norma nao gosto de deitar cosplayer's abaixo, comento apenas os que gosto, pois é o que considero mais correcto, no maximo senao gostar de um promenor tento dar uma critica no sentido de ajudar delicadamente e nao ferir os sentimentos da pessoa.

    Em termos de cosplay so fiz um muito simples que nao dava nas vistas e nao chamei a atençao lol talvez um dia acabe o que tenho a meio, mas sera feito numa costureira e nao terei o minimo do problema em admitir isso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é que é! Qualquer comentário que seja para ajudar as outras pessoas a melhorar ajuda sempre. Não precisamos de dizer coisas do tipo "eish olha para aquele! Tem uma cor diferente da original" e criar ganda drama por isso...

      Eliminar
    2. sim acho que nao vale apena ser cruel com alguem por causa de uma actividade que as pessoas deviam fazer por gosto e diversao!

      Eliminar
  2. Entraste em 2010 e não vias drama? Posso adiantar-te que entre 2010 e 2012 está tudo na mesma. Aliás, arrisco-me até a afirmar que hoje as coisas encontram-se bastante melhores. 2010 foi o foco absoluto do drama na comunidade cosplayer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O.O a sério? ainda bem que não me meti na altura. e garanto-te, que não está melhor. Ou continua ou piora. Nada de melhorias, unfortunatly :(

      Eliminar
    2. Tenho que discordar, hoje em dias os dramas são praticamente de carácter pessoal ou de grupos. Fora um ou outro que tenta vingar mas não consegue, os dramas andam resumidos a isso. Em 2010 foi o apogeu de todo o drama, principalmente ligado ao cosplay. Guerras dum lado para o outro, acusações de sabotagem, difamações, tudo de tudo. Isso ainda existe, é claro, mas de uma forma muito mais discreta.

      Aliás, o ambiente nem anda tenso, coisa que na altura se sentia por demais até.

      Eliminar
    3. Sim, se calhar tens razão. Eu como não estava tão "dentro" na altura, não me apercebi...
      Mas as cenas que há agora são mais picardias pessoais (e eu até tenho um só para mim xD)

      Eliminar