Esta foi-me pedida por um amigo meu: utilizando os plantéis dos "3 grandes" do futebol português, fazer o melhor 11, na minha opinião. Então aqui vai!
GUARDA-REDES: Artur (Benfica)
Dos três guarda-redes (ele, Helton e Rui Patricio), penso que o brasileiro do Benfica é o que dá maior segurança à equipa. Já tem provado nesta época que é um guarda-redes que dá pontos, pois defende o possível e (por vezes) o impossivel. Quanto à concorrência, Rui Patrício seria a minha 2ª opção. Penso que Helton já não está na mesma forma que em outros anos com a camisola dos "dragões"
DEFESA DIREITO: João Pereira (Sporting)
O mais recente titular da selecção portuguesa é o meu escolhido para esta posição. Não só está em grande forma, como os seus mais directos rivais não estão ao mesmo nível do que em anos anteriores (Maxi Pereira) ou então não jogam (Fucile). João Pereira prova que sabe defender e atacar e isso chega perfeitamente.
DEFESA ESQUERDO: Alvaro Pereira (Porto)
Esta era das mais fáceis. Alvaro Pereira parece que explodiu esta época para o lugar de melhor defesa esquerdo do campeonato (talvez porque Fabio Coentrão já não esteja cá) com uma qualidade de jogo impressionante. Quanto às outras opções, Insua também parece ser muito bom, mas o facto de ser estreante na liga, ajuda o uruguaio do Porto a chegar ao topo (pelo menos por agora). Quanto aos "rivais" benfiquistas temos Emerson, que não parece dar conta do recado nos jogos mais importantes (alguém me explica o que faz um campeão mundial e europeu num clube, se não é para jogar?)
DEFESA CENTRAL: Luisão e Garay (Benfica)
(desculpem a imagem, mas queria encontrar uma dos dois juntos)
Odeio puxar a brasa à minha sardinha, mas tenho de admitir: a dupla de centrais "encarnada" é a melhor do campeonato. Tanto em envergadura física como em qualidade de desarme, os dois sul-americanos são uma mais-valia para qualquer equipa. Mas a qualidade da nossa liga continua neste capítulo com nomes como Onyewu (Sporting) ou Rolando e Sapunaru (Porto)
MEDIOS DEFENSIVOS/CENTRO: Rinaudo (Sporting) e Witsel (Benfica)
Esta é, sem dúvida, a escolha mais dificil. Temos tantos excelentes jogadores para estas posições: Javi Garcia (Benfica) ou Fernando, Moutinho e Belluchi (Porto). Tive de escolher Rinaudo não só porque serve como uma boa muralha no meio-campo, mas também porque é o primeiro a iniciar jogadas de ataque (e muito boas). A outra vaga fica para Witsel. O belga do Benfica tem maravilhado os adeptos com um controlo de bola e uma qualidade de passe impressionante.
MEDIO ALA/EXTREMO ESQUERDO: Gaitan (Benfica) e Capel (Sporting)
OK, volto atrás. ESTA foi a decisão mais dificil. Tão dificil, que é-me impossível escolher só um. Gaitan prova porque é o legitimo sucessor de Di maria na ala esquerda do Benfica, com jogadas espectaculares e golos de levantar o estádio (ou não estivesse o Manchester United interessado na sua contratação). Por outro lado, o espanhol do Sporting dá cartas na equipa leonina, com passes a rasgar muito bem colocados, fintas excelentes e uma qualidade de jogo impressionante. Fazer uma menção a Cristian Rodriguez (Porto) que não tem jogado com regularidade, mas ainda consegue propocionar-nos momentos muito bons de futebol.
MEDIO ALA/EXTREMO DIREITO: Hulk (Porto)
Este lugar já estava reservado. Gostem ou não dele, é inegável que Hulk é dos melhores (o ano passado foi de certeza o melhor) jogadores que a nossa liga tem para oferecer. Consegue ser extremamente rápido e imprevisivel, tornando-se numa dor de cabeça para qualquer adversário. Outros jogadores para esta posição só mesmo o seu parceiro na equipa "azul-e-branca", James Rodriguez, já que Benfica e Sporting não apresentam tanta qualidade na ala direita (ao contrário do que acontece na ala esquerda)
MEDIO OFENSIVO/NUMERO "10": Aimar (Benfica)
Impossivel escolher outro, porque não há outro igual. Schaars (Sporting) é bastante bom, ninguém o nega, mas Aimar está num campeonato à parte. O argentino do Benfica prova que, aos 32 anos, ainda tem a mesma visão de jogo e qualidade de passe como em anos anteriores. A equipa de Jorge Jesus bem se pode gabar de ter um dos melhores "10" puros do futebol mundial.
AVANÇADO: Van Wolfswinkel (Sporting)
Entre ele e Cardozo (Benfica), tenho de escolher o holandês. Sim, é verdade, Cardozo tem uma média de golos impressionante, mas o camisola 9 do Sporting alia a sua qualidade na finalização a mais esforço para com a equipa. É muito mais provável vermos Wolfswinkel lá atrás e a construir jogo ofensivo do que Cardozo (se bem que o paraguaio tem jogadores de qualidade altíssima como Aimar ou Witsel para lhe meterem a bola exactamente onde e como ele quer).
E aqui está. Estas são as minhas escolha para o melhor 11, combinando as equipas dos 3 grandes. Em Maio, farei uma nova equipa com os melhores da época, e ainda os possíveis 23 de Paulo Bento para o EURO 2012.
Não percebo este 11 com três extremos xD
ResponderEliminarMas pah, o meu lateral direito preferido do futebol português é o Maxi
Este ano o melhor defesa esquerdo é o Insua, pelo menos até agora.
ResponderEliminar